segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Revista de imprensa: "o que diz a imprensa estrangeira"

Notícia do Portugal Diário.

A vitória do «sim» no referendo ao aborto em Portugal é notícia esta segunda-feira nas edições on-line dos principais jornais estrangeiros, que destacam também a fraca participação dos portugueses na consulta popular.
O El País (Espanha) diz que a abstenção, que se situou nos 56,4 por cento, «desvirtua o sim», que recebeu 59, 2 por cento dos 2.238.053 milhões de votos. O jornal ressalva, no entanto, que apesar de a consulta não ser vinculativa «o Governo socialista prometeu levar a reforma (da lei) ao parlamento».
O Le Monde (França) escreve no título «Vitória do sim no referendo, mas participação demasiado fraca» e sublinha que votaram menos de metade dos eleitores (43,6 por cento), o que torna a consulta não vinculativa. O diário destaca ainda as garantias de José Sócrates de que irá promover a alteração da lei.
O britânico The Guardian diz que Portugal votou para «varrer séculos de domínio moral da Igreja Católica num referendo que permite ao governo reformar uma das leis de aborto mais restritivas da Europa».
«Portugal católico votou para permitir aborto no início da gravidez», escreve o jornal, acrescentando que apesar da fraca afluência dos portugueses às urnas, os socialistas receberam um mandato para alterar a legislação nesta matéria.
O The New York Times (Estados Unidos) considera que Portugal votou «decisivamente» para liberalizar a «sua restritiva lei do aborto» e sublinha que o referendo não é vinculativo por causa do escasso número de votantes.

Sem comentários: