quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Revista de Imprensa: Valentim Loureiro vota "sim"

Valentim Loureiro vota "sim" e sugere cadeira de educação sexual
08.02.2007 - 14h15, daqui

O presidente da Câmara de Gondomar, Valentim Loureiro, apelou hoje ao voto no "sim" no referendo de domingo sobre a despenalização do aborto e pediu a introdução de uma cadeira de educação sexual nas escolas básicas.

Falando à Lusa após visitar um bairro pobre de S. Pedro da Cova, em Gondomar, Valentim Loureiro disse que a sua opção pelo "sim" surge "fundamentalmente" em defesa de mulheres de classes sociais desfavorecidas.

"Essas mulheres têm de recorrer às abortadeiras de vão de escada, pondo em risco a sua saúde e vida, ao contrário das abastadas que têm dinheiro para recorrer a clínicas de grande categoria", afirmou.

"Eu sou contra o aborto e creio que ninguém é a favor, mas também não é isso que está em causa. Em causa está a compreensão que deve haver para mulheres que, em situações de vida extraordinariamente difíceis, numa gravidez não desejada, ficam sujeitas a julgamento e mesmo a prisão", sublinhou.

O autarca de Gondomar disse, contudo, que a despenalização do aborto até às dez semanas não responde a todos problemas, pelo que defendeu uma actuação a montante.

"É preciso desenvolver a educação sexual nas escolas, com uma cadeira própria", preconizou.

Valentim Loureiro acusou ainda alguns "conservadores, radicais e fundamentalistas" defensores do "não" de "tentarem enganar as pessoas, dizendo-lhes que se vão bater pela não aplicação da lei que eles próprios querem manter".

Sem comentários: